quarta-feira, 21 de março de 2012

HELENA KOLODY: BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA


Esnobar
É exigir café fervendo
E deixar esfriar.

Haikai (俳句 Haiku ou Haicai?) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). [1] Em português é escrito haicai. (...)o haikai tradicional deve conter sempre uma kigo. Estas são palavras ou frases, utilizadas na poesia japonesa, que têm uma associação com uma estação do ano. (Ex.: "sakura", "flor de cerejeira", é associada à Primavera). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai, pesquisado dia 21.03.2012, às 14:02hs.
Certa professora de biologia, lááá do Paraná, é responsável por dar uma nova fragrância ao haicai brasileiro. Alguns japoneses aí deram a ela o nome de Reika, mas se tornou mais conhecida pelo nome dado pelos pais: Helena Kolody.

Helena Kolody, H-K, hai-kai. Ah, inauguradora da modalidade haicai entre as mulheres brasileiras. Seus primeiros haicais foram publicados em 1941, no livro Paisagem Interior. Entre os que ficaram mais conhecidos:

ARCO ÍRIS
Arco-íris no céu.
Está sorrindo o menino
que há pouco chorou.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgw0K1t5PP0tYMCsCPxOjYUShTvWEJ0AYADYFVjfOW_6k8VIi-4iXlBv1XCYu9uHta5_8T_xYE7GRKgANuX8y7EivxG_cYybP4p8t3MQ_2fOlQhhLDeYUxj0mob99fYa-h2jjXprbKfqpY/s200/helena+kolody.jpg
Percebe-se que não é o haicai tradicional, afinal, um título aí. Mas nota-se, de resto, a simplicidade e o toque especial do gênero (haimi).
Seu estilo tem origem lá com Afrânio Peixoto, poeta modernista e um dos primeiros a criar haicais em português. A maioria deles, encaixa-se na categoria senryu, que explico outro dia.
Segue abaixo mais alguns haicais de Helena Kolody, que com certeza farão com que surja em você, no mínimo, uma profunda admiração a esta poetisa:

Corrida no parque.
O menino inválido
aplaude os atletas.


A morte desgoverna a vida.
Hoje sou mais velha
que meu pai.

ps: Além do haicai, Helena Kolody foi uma grande divulgadora do tanca, outra forma poética japonesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário