segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Módulo I do PDE

MÓDULO I

Vamos iniciar os trabalhos desta Unidade Didática por um dos gêneros discursivos, o texto de opinião.

O que é texto de opinião?

Texto de opinião
O texto de opinião é um texto argumentativo, ou seja, é um texto em que se expressa uma opinião, apresentando exemplos, provas ou argumentos para defendê-la.
O texto de opinião integra, geralmente, três partes:
a introdução – indicação da ideia que se vai defender;
odesenvolvimento - apresentação das razões/exemplos que justificam a opinião; e
a conclusão – síntesedas razões apresentadas ou insistência num dos exemplos referidos.
Para produzir um texto de opinião deve-se:
- Indicar o assunto que se vai abordar e a opinião que será defendida;
- Justificar a opinião do autor através de exemplos;
- Terminar o texto insistindo no ponto de vista defendido e na justificação que seja considerada mais forte;
- Utilizar linguagem apelativa/expressiva.
Há uma variedade de textos de opinião: editoriais, artigos, cartas de leitores e resenhas críticas publicadas em jornais, revistas e internet.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/3913443/FT-Texto-de-Opiniao


Para escrevermos bem um texto de opinião é bom que façamos, primeiramente, algumas leituras de textos verbais e não-verbais . Em seguida, resolvem-se alguns exercícios de compreensão e análise lingüística dos textos abaixo a fim de se ter subsídios indispensáveis à escritura desse gênero discursivo. Vamos às leituras.
LEITURA DE TEXTOS NÃO-VERBAIS


Quadro nenhum está acabado, disse certo Se pode sem fim continuá-lo, primeiro, ao além de outro quadro que, feito a partir de tal forma,tem, na tela, oculta, uma porta que dá a corredor que leva a outra e a muitas portas.
João Cabral de Melo Neto

As representações infográficas são comunicadores não-verbais, são também formas de interação social (Kress e van Leeuven (2006 [1996]), dos quais emergem indagações e/ ou respostas às mais variadas perguntas.
Os textos não-verbais são muito úteis para a leitura mais aprofundada. Ainda que eles sejam polissêmicos, a leitura subjetiva não pode ser uma leitura qualquer. Eles nos convidam a identificar o tema escolhido por seu autor, a leitura de mundo de quem os produziu; somos instigados a fazer inferências, a estabelecer analogias, a refletir sobre as ideologias implícitas ou explícitas apresentadas pelos textos.
Eis algumas figuras para nossa reflexão:
nosso grupo de 300 x 297 - 29k – jpg netinho.com.br (24.04.2010) A pirâmide 600 x 450 - 87k– jpg pmdf.df.gov.br (24.04.2010)
sociedade: 152 x 201 - 13k– jpg portaldoprofessorhmg... (24.04. 2010) As formigas:180 x 170 - 10k –
jpg prefeitura.sp.gov.br (24.04.2010)

LEITURA DE TEXTOS VERBAIS

A leitura de textos verbais pode parecer mais fácil para se fazer. Vamos experimentar para ver se isto é verdade iniciando por um texto de opinião.
Texto de opinião: Dia Internacional do Cooperativismo

Opinião: Dia Internacional do Cooperativismo
*Por Ivan Ramos
Todos os anos, nessa época, a rotina se repete. No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano tem como tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), “A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”. Esta data tem sido utilizada para rememorar as vantagens, os feitos, a importância e solidez cada vez maior do sistema cooperativo mundial. Autoridades, políticos e instituições aproveitam a data para relatar suas ações e suas participações em prol do desenvolvimento das cooperativas. Essas entidades por sua vez destacam junto ao seu quadro social e comunidade, o quão importante é existir uma cooperativa. Exemplos marcantes e irrefutáveis mostram que numa comunidade em que atua alguma cooperativa, o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e o sucesso socioeconômico, da população possibilitam melhores condições de vida. O que ainda está faltando, talvez, é o reconhecimento de uma boa parte do quadro social das cooperativas. Ainda existem pessoas que se associam em uma cooperativa pensando em vantagens individuais. A cooperação pressupõe que atuando em conjunto, em grupos, os resultados serão melhores para todos, e não apenas para alguns. Se todos se dedicarem com o mesmo entusiasmo, seguirem os mesmos princípios, não querendo levar vantagens individuais, todos terão sucesso na cooperativa. O trabalho de conscientização cooperativista deve ser permanente, independentemente do ramo em que estiver atuando, e há a necessidade imperiosa de ajuda mútua e fidelidade nas operações com as cooperativas. Há que se reconhecer que de algum tempo para cá a família dos associados tem se envolvido mais nas atividades cooperativistas. Essa participação, especialmente do jovem e da mulher, tem contribuído para aperfeiçoamento da conscientização e união de esforços. Talvez essa seja a razão da ACI, neste ano, ter adotado como tema para o Dia Internacional do Cooperativismo, a mulher como partícipe do processo. As vantagens das cooperativas estão no dia a dia. E o dia a dia comum das pessoas está nas famílias. Por isso é importante essa participação. Afinal a cooperativa é uma família cujos membros convivem diuturnamente. Infelizmente não é somente ao associado pessoa física que falta conscientização da necessidade de cooperação. Muitas cooperativas também ainda possuem dirigentes ou operadores de mercado que pensam isoladamente. Preferem andar sozinhas, buscando benefícios isolados, exclusivos, quando não, provocando concorrência e até tentativa de desmonte de suas co-irmãs. Esse problema também precisa ser resolvido. O individualismo infelizmente é nato do ser humano que pensa sempre em si e no imediatismo. Para superá-lo existem duas formas. Ou no amor, ou na dor. No amor é com consciência e com visão de futuro. Na dor, é quando a cooperativa estiver em dificuldades financeiras e daí procura ajuda dos outros, ou quando não, o quadro social acaba expulsando os dirigentes por egoísmos ou ineficiência. Neste Dia Internacional do Cooperativismo, pense nisso.
*Ivan Ramos - Diretor Executivo da Fecoagro - Santa Catarina


DIALOGANDO COM OS TEXOS LIDOS:

a. Considerando os quadros e o texto de opinião de autoria do Diretor Executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, o que se pode depreender de ambos?
b. Na perspectiva dialógica, os textos verbais e não-verbais quase não são inéditos, pois, na maioria das vezes, eles apenas recuperam informações de outros textos ou contextos. De acordo com o texto de opinião, quais exemplos da organização social dos insetos apresentados nessas ilustrações devem ser seguidos?
c. Nos textos (verbal e não-verbal) acima, o apelo ao conjunto, à unidade, à reciprocidade entre os componentes do grupo, especialmente os humanos, é a tônica maior. Os apelos, implícitos e/ou explícitos, relacionam-se aos parônimos corporativismo e cooperativismo
( ). Sim ( ). Não
d. Justificar a tua resposta, citando, inclusive, respectivamente, exemplo(s) bem atual(is) da prática de desses parônimos praticado(s) pelas pessoas e/ou corporações:
e. No momento da produção textual, é interessante recorrermos a exemplos que conferem autoridade aos nossos argumentos. Para este fim, as comparações, constatação da prática etc. cumprem esta finalidade. Daí a necessidade de se pesquisar sobre como as equipes de esporte se organizam; como funcionam, por exemplo, as sociedades altamente organizadas - as das abelhas e das formigas - com suas hierarquias e funções muito bem delimitadas; como se organizam as cooperativas.
Pesquisar:
a. informações referentes ao sistema de comunicação entre esses insetos, qual é o profissional que os estuda e os cultiva;
b. as modalidades desportivas nas quais o trabalho em equipe é fundamental, as regras que orientam seus participantes, o nome da(s) competição(ões) etc.

CRUZANDO O SÉRIO COM A BRINCADEIRA


Para resolver as palavras cruzadas, basta ler cada linha enumerada de 1 a 15 (nas linhas horizontais) e de 1 a 14 (nas linhas verticais). Em cada linha, na maioria das vezes, há mais de uma palavra para completar os quadrinhos.
Observação: Se não for possível responder com os conhecimentos prévios, basta recorrer às pesquisas – livros, internet etc. – e pronto. Tudo estará resolvido.



Indicações HORIZONTAIS:
1. Tipo de plantas trepadeiras das regiões tropicais, também chamadas de lianas. / Maldade, velhacaria, desfeita, pirraça (s.f.) / No vocabulário militar, (do inglês, D-Day) é um termo usado frequentemente para denotar o dia em que um ataque ou uma operação de combate devem ser iniciados: o Dia (...).
2. Profissional que pratica a apicultura, ou seja, cria abelhas da espécie Apis mellifera para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos, como o mel, por exemplo. / Empresa de telefonia como a VIVO, CLARO, TIM etc. / A vogal que inicia o alfabeto.
3. Cidade da Mesopotâmia localizada a cerca de 160 Km da grande Babilônia, junto ao rio Eufrates, habitada na antiguidade pelos caldeus e que, de acordo com o livro de Gênesis, foi a terra natal de Abraão, patriarca dos hebreus. / Sigla do Imposto de Renda. / Iniciais do portal Última Online. / Seguir adiante. / Em alemão Aare, é um importante riacho do centro e do norte da Suíça.
4. Em grego λόγος, palavra), significava inicialmente a palavra escrita ou falada — o verbo. / Renda (...) capta, quanto cada um rende. / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
5. A 5ª letra do alfabeto. / Abreviação de Editor. / Hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção, principalmente em esportes radicais.
6. Um grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. / Símbolo do elemento químico de massa atômica igual a 238 e número atômico 92 (92 elétrons e 92 prótons): leia-se urânio. / Dryas (...), nome da planta da flora alpina e da tundra Dryas octopetala.
7. Esporte coletivo com elementos da Ginástica Artística, como saltos e acrobacias, dança e pirâmide humana, nascido em uma universidade americana no final do século XIX.
8. (...) Lear (King Lear, no original em inglês) é uma peça de William Shakespeare, escrita em torno de 1 605. / “A (...) de Schindler”, história de como Oskar Schindler conseguiu salvar mais de mil judeus da morte durante o holocausto, com informações sobre o Gueto de Cracóvia. / Tubos ou materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluído ou ar.
9. “Quem roubou (...) geleia", Charada lógica. / Francesco (...) ou Albano (17 de março ou 17 de agosto de 1578 - 4 de outubro de 1660) foi um pintor italiano do período barroco. Pintor de Apollo and Daphne, exposto no museu de Louvre, Paris, França. / O maior deserto do mundo: localiza-se na região norte da África.
10. Sociedade Anônima. / “(...)-Juca Pirama”, poema épico de estilo indianista, de Antônio Gonçalves Dias, dividido em dez cantos, em versos alexandrinos e decassílabos. / Observatório do Valongo (RJ). / “Tábula (...)” (do latim, “folha em branco”), refere-se à tese epistemológica que fundamenta a corrente filosófica chamada empirismo.
11.(...) ou elã: 1. Arrebatamento súbito e efêmero; 2. Impulso, entusiasmo; 3. Inspiração, estro. / (...) são os machos férteis reis dos formigueiros. / As duas consoantes em “cessão” e “coesão””
12. As abelhas responsáveis pela reprodução e vivem até 25 anos, enquanto as operárias vivem, em média, apenas dois meses.
13. Composições poéticas que, em grego, significam cantos; surgiram na Grécia antiga e eram cantadas e acompanhadas pela lira; / Líquido viscoso e açucarado que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores. / Uma das conjunções aditivas. / “O homem que (..)”: (The Man Who Laughs), romance francês, de Victor Hugo.
14. (..), do latim, sol, solis, é a estrela central do sistema solar. / Substância que provoca excitação ou estímulo. / A consoante que indica o plural das palavras.

Indicações VERTICAIS:
1. Pode ser classificado em aéreo, subterrâneo e aquático. / O sinal gráfico que indica fusão de duas vogais idênticas. / Artigo definido masculino plural.
2. Instituto Paulista de Radiologia e Odontologia. / Ernesto (...) Guevara, revolucionário socialista, um símbolo eterno de coragem e rebeldia contra as injustiças sociais do mundo. / Inseto (...),: que tem asas.
3. (= 3.14): É uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. / (...) real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha; não se conhece na biologia e medicina outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies. / (...), a personagem bíblica, o segundo filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim.
4. A palavra (...) em si é a desinência de negócio ( negar o ócio). Se negócio é ação, (...) é a inércia. / O ditongo nasal em MÃE. / A Swiss International Air (...) é a principal companhia aérea suíça com sede em Basel, Suíça.
5. Ursa Major (UMa), a (...)Maior, é uma grande e famosa constelação do hemisfério celestial norte. / Rider Levett Bucknall. / 50 em algarismo romano . / O consumo muito alto de carboidratos aumenta a necessidade da vitamina (...).
6. Encontro consonantal em “plateia”. / (...), do grego δουλεια, "douleuo" que significa "honrar", é um termo teológico que significa a honra e o culto de veneração devotados aos santos. / Símbolo de hora(s). / Vitamina (...)
7. A cidade dos exageros. / Desinência infinitivo-verbal. / O matemático russo, Grigory Perelman, (...) medalha e recusa prêmio de US$ 1 mi./ A letra do dígrafo em “forro”.
8. O (...) surgiu, oficialmente, no Brasil, em 1 847, por intermédio do médico francês Jean Maurice Faivre, fundando a colônia Santa Tereza Cristina, no sertão do Paraná. Este sistema opõe-se ao individualismo.
9. O nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. Assim como a água, ele também está poluído. / (...) o I Encontro Nacional de Estudantes de Direito que aconteceu na histórica cidade de Ouro Preto, de 07 a 10 de setembro de 2 000. / Comboio ferroviário.
10. Símbolo de Raio. / (...), no tupi, significa abelha rainha. / A letra sinuosa. O oito, na língua dos timorenses (tétun).
11. A reação fisiológica provocada pela ferroada da abelha ou vespa por causa das pequenas moléculas de peptídeos. Para ser curada, retire o ferrão e encoste, imediatamente, uma superfície metálica no lugar da picada. / Segundo a (...) das abelhas, estes insetos não pertencem ao reino animal, mas ao das fadas. / A 7ª nota musical. / O símbolo de número(s).
12. O reinado de D. Pedro (...), filho de D. Pedro I e Dona Leopoldina, teve início, no dia da proclamação de sua maioridade e terminou com a sua deposição a 15 de novembro de 1 889, com o advento do regime republicano. / Navegar à vela, velejar; percorrer navegando / Núcleo da Educação e Infância (Cap/UFRN).
13. Artigo definido feminino singular. / Associação Brasileira de Normas Técnicas. / A (...) Mesozóica (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás. Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo. / Oitava letra do alfabeto latino e a décima quinta do alfabeto russo. / Oxigênio (Química).
14. Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. / (...) A National Association for Stock Car Auto Racing, uma associação automobilística norteamericana que controla os campeonatos de stock car do país.
15. Joana (...) foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu. Nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França. / O grupo sangüíneo (...), por doar sangue para os demais grupos sem reação de incompatibilidade, é denominado doador universal. / No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de (...), na Itália, em 1181 (ou 1182).

TECENDO NOSSO TEXTO
Para se chegar à uma produção de texto bem feita, é indispensável o treino, o aquecimento. É fazer como fazem os jogadores que são escalados para baterem o pênalti, sob pena de sua equipe ser desclassificada/eliminada da competição se a bola for chutada para fora do gol, se o goleiro defender, se a bola bater em uma das traves e não entrar etc..
Mas a nossa missão não é a vitória no futebol, é escrever bem. Então, vamos “por a mão na massa” e começar pela produção simples, que é tornar pública a nossa opinião. Neste caso, será levada em conta a importância que as espécies animais mostradas acima representam aos seres humanos e à natureza em geral.
Após refletir sobre as nossas atitudes em relação ao desrespeito à natureza, produzir um texto de opinião a fim de mostrar o posicionamento pessoal sobre as atitudes humanas em relação à natureza.

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